Atividade física apenas não emagrece

atividadefísicaapenasnãoemagrece

É muito comum no consultório endocrinológico a procura por pacientes que se queixam da dificuldade de perda de peso mesmo realizando atividades físicas diárias. A maioria tem quase certeza absoluta que deve ter alguma alteração hormonal.

Um trabalho publicado no The New England Journal of Medicine, um dos mais bem conceituados jornais médicos, demonstrou que atividade física sozinha não emagrece.

Neste estudo 107 obesos com mais de 65 anos foram acompanhados por 52 semanas, sendo os participantes divididos no grupo controle (não exercita e não faz dieta), no grupo da dieta, no grupo do exercício e no grupo dieta + exercício.

Enquanto o grupo dieta e o grupo dieta + exercício perderam quase 10% do peso corporal, o grupo da atividade física, mesmo tendo melhoras significativas no bem estar e na capacidade física, apresentou a mesma perda de peso que o grupo controle (perda não significativa).

Extrapolando os resultados do estudos, podemos dizer que as pessoas do grupo que fizeram apenas atividade física, apesar de apresentarem um maior gasto calórico diário, provavelmente possuíam um maior consumo energético diário. Para compensar o gasto energético do exercício o nosso corpo nos manda estímulos hormonais para aumentar a ingestão alimentar diária, que muitas vezes em nossa conta passa despercebido.

A atividade física AJUDA na perda de peso, mas o essencial é uma dieta hipocalórica. O exercício tem um papel bem mais importante na manutenção do peso perdido do que no emagrecimento propriamente dito. Algo de extrema importância já que manter o peso é mais difícil do que emagrecer. Além disso ao associar o exercício à dieta, perde-se proporcionalmente mais gordura, preservando assim a massa muscular.