DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C

Na Deficiência de vitamina Cépoca da residência de Clinica Médica, foi me ensinado que como a vitamina C está presente em boa parte dos nossos alimentos diários, a sua deficiência era muito rara.

Após iniciar na Medicina Esportiva, notei que vários artigos orientam a dosagem da vitamina C, já que ela atua em várias reações metabólicas e como antioxidante, assim, a sua deficiência irá atrapalhar o desempenho do atleta.

Após acrescentar a vitamina C em meus pedidos, fiquei bem aflito com os resultados, já que vários dos meus atletas, inclusive os de elite, apresentavam a sua deficiência.

A deficiência da vitamina C pode se manifestar como cansaço, fraqueza, dores musculares e articulares, pele ressacada, queda de cabelo, sangramento gengival e nasal, hematomas espontâneos, falta de apetite, perda de peso, mudanças de humor, anemia, má cicatrização e redução da imunidade.

Os alimentos ricos em vitamina C são: Lichia, Laranja, Tangerina, Limão, Manga, Abacaxi, Goiaba, Melão, Kiwi, Morango, Acerola, Caju, Tomate, Brócolis, Espinafre, Aspargos, Couve Verde, Repolho, Rúcula e Agrião.

Saiba mais em www.endocrinologiaesportiva.com.br.