Endocrinologia Esportiva

Endocrinologia esportiva tela secundária

Como atua um endocrinologista esportivo?

O Endocrinologista é o especialista em hormônios e trata doenças da tireóide, da paratireóide, da adrenal, da hipófise, dos ovários, dos testículos, do pâncreas (diabetes), do metabolismo ósseo e do desenvolvimento sexual e estatural.

Como Metabologista, atua na obesidade, no baixo peso, na deficiência de vitaminas/sais minerais e na dislipidemia (gordura no sangue).

O Endocrinologista e Metabologista com ênfase no esporte, associa todos os seus conhecimentos em hormônios e metabolismo, com a fisiologia e medicina do esporte, a nutrição e nutrologia esportiva (suplementação alimentar) e as bases do treinamento físico, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho dos atletas (recreativos e profissionais), a composição corporal (FITNESS – reduzir gordura e aumentar a massa muscular) e a qualidade de vida.

Como funciona a minha consulta:

Após o paciente explicar o motivo da consulta é realizado uma anamnese cuidadosa, um exame físico detalhado e uma avaliação da composição corporal através da bioimpedância. Com todos estes artifícios em mãos é montada uma estratégia completa focada no objetivo do paciente.

Através da avaliação clínica e laboratorial é pesquisado todas as causas que dificultem o paciente de atingir a sua meta. É comum o paciente apresentar alterações médicas, efeitos colaterais de medicamentos, atividade física não específica, alimentação inadequada e suplementação imprópria, que prejudicam o máximo aproveitamento do seu potencial genético.

Como endocrinologista do esporte procuro abrangir e sincronizar todas estas variáveis, direcionando-as corretamente para otimizar o resultado desejado.

Temos que ter em mente que é a estimulação hormonal correta, obtida através da alimentação, da suplementação e do treinamento adequado, que irá determinar a melhora do desempenho e da composição corporal do paciente.

Fazendo parte desta nova área de atuação, criada em 2013 pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), busco a melhora da qualidade de vida e o aperfeiçoamento da capacidade física do paciente e auxiliar o atleta a melhorar seu tempo, bater recordes e a conquistar medalhas.