Suplementação de BCAA na definição muscular

BCAA e definição muscular

A suplementação de BCAA ajuda na regulação do catabolismo muscular, ao suprimir a degradação da fibra muscular durante o exercício e ao estimular a sua síntese proteica no período de recuperação.
Uma pesquisa publicada em Jan/2016 no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva, comprovou que a suplementação de BCAA (14 gr antes e 14 gr após o treino) associada a um treinamento de resistência (musculação 4 x semana) impediu a perda de massa muscular em atletas com restrição calórica que buscavam uma definição muscular.

Após 8 semanas de estudo, o grupo que fez uso de BCAA ganhou 0,5 kg de massa muscular enquanto o grupo placebo perdeu 0,9 kg. Houve também um maior ganho de força no grupo do BCAA.

Ficou claro que este efeito do BCAA na manutenção da massa muscular é dose-dependente, já que vários outros estudos não comprovaram esta ação quando a dose suplementada foi de 9 gr ao dia.

Deve ser de conhecimento que 28 gr de BCAA ao dia, equivaleria a 24 cps do BCAA 2400 mg da probiótica e custaria em média 350 reais ao mês.