Qual é o melhor período do dia para se treinar?

Ao escolher o melhor horário do dia para se treinar inicialmente devemos estabelecer qual é o objetivo do seu treino e a sua disponibilidade.

Se o seu objetivo é ganho de força muscular, os estudos demonstram que possivelmente o melhor horário seria de 16 às 20 hs. Inclusive, é neste horário em que principais recordes esportivos são alcançados.

As causa ainda não foram totalmente elucidadas, mas provavelmente está associado há um aumento da motivação, uma melhor proporção testosterona/cortisol,  um aumento da temperatura corporal que aprimora a atividade das enzimas musculares, facilita a condução do estímulo nervoso, reduz a viscosidade muscular e diminuí a co-contração dos músculos antagonistas.

Contudo, se o seu objetivo é o aprimoramento da técnica e a melhora da execução de movimentos complexos, normalmente instruído por treinadores, o melhor período é o da manhã. É o momento do dia em que você tem a maior capacidade de se concentrar e aprender.

Pensando em fitness, principalmente hipertrofia, o fator tempo/disponibilidade é o preponderante. Apesar de alguns estudos demostrarem aumento da força de 16 às 20 hs, outros mostram uma maior capacidade de executar um maior número de repetições pela manhã. Tendo em mente que a principal variável na hipertrofia é o volume total do treinamento (número de dias que você treina aquele grupo muscular x número de exercícios x número de séries x número de repetições x carga x tempo de execução dos exercícios),  o melhor horário é aquele em que você consegue treinar mais tranquilamente, dando as pausas adequadas e seguindo corretamente as orientações dos personal.

Se a sua meta é um aumento da performance para uma determinada competição, você deve treinar nos horários das provas por um período suficiente de tempo que permita a adaptação do seu corpo a este horário.

Agora, o melhor de tudo é que independente de qual seja o ideal momento do dia para se produzir força, técnica, hipertrofia ou performance, o seu horário fixo de treino irá estimular uma adaptação sistêmica que determinará um aumento gradual do condicionamento muscular para aquele horário, assim você irá progredir de qualquer maneira.

Obs: Não necessariamente o volume de treino está associado ao tempo de academia, já que existem metodologias mais avançadas em que você treina mais intensamente e por menos tempo, porém sabemos que com pausas maiores, você consegue carregar uma maior quantidade de peso por mais tempo.

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