MELHORA DO SONO PELA MELATONINA

MELATONINACerca de 35 a 40% da população é acometida pelo distúrbio do sono. A dificuldade de dormir e a sonolência diária atrapalham o convívio social, a concentração no trabalho e é uma importante causa de estresse.

Inúmeras medicações foram desenvolvidas para o tratamento da insônia, entretanto, apresentam importantes efeitos colaterais, como a dependência e o efeito residual diurno.

Uma nova terapia contra a insônia é a melatonina, que é um hormônio secretado pela glândula hipófise em resposta às variações do ciclo circadiano (relógio biológico do corpo).

Uma meta-análise com 1683 pessoas, demonstrou que a melatonina reduz o tempo para “pegar” no sono, aumenta o tempo total do sono e, principalmente, melhora a qualidade do sono, porém, em contraste com a maioria das outras medicações, não causa dependência ou “ressaca” no dia seguinte.

Com a melatonina consegui suspender em vários pacientes o uso do Rivotril. (Medicação mais vendida no mundo, que causa dependência e está associada ao início precoce de demência).

Saiba mais em www.endocrinologiaesportiva.com.br