O QUE É ENDORFINA?

O que é endorfina

A Beta-endorfina é o hormônio do prazer liberado durante a atividade física e tem como função a modulação da dor e do humor do atleta. É devido ao seu efeito analgésico que muitas vezes machucamos durante uma prova, mas só notamos quando “o corpo esfria”.

Sua produção depende da associação do aumento plasmático do lactato e das catecolaminas, por isso, sua liberação ocorre apenas em exercícios mais intensos que ultrapassam o limiar anaeróbico (> 75-85% da FC submáxima) ou em atividades aeróbicas moderadas com duração superior a 60 minutos (> 55% da FC submáxima). Uma simples caminhada não liberará endorfina, porém, em um treinamento de alta intensidade intermintente (HIIT) pode haver um aumento de 4 a 7 x.

Os picos de endorfinas são reconhecidos como um sistema de recompensa e estimula o atleta a continuar a pratica de exercícios. A cessação do treinamento regular e a consequente falta da endorfina pode levar a depressão, sendo considerada uma parte da síndrome de destreinamento. Similarmente, o esporte é um importante fator no tratamento e na prevenção da depressão.

Olá! Como vai?
Em que posso te ajudar?
Powered by