SENADO APROVA RETORNO DE MEDICAÇÕES A BASE DE ANFETAMINA

SENADO APROVA RETORNO DAS ANFETAMINASNa quarta-feira 20/04/2015, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que autoriza a produção, venda e consumo dos medicamentos anfepramona, mazindol e femproporex.

O projeto já tinha sido aprovado pela câmara, mas como o Senado acrescentou a regra que classifica estes medicamentos como tarja preta e a necessidade que sejam comercializados somente mediante a retenção da receita azul tipo B2, o texto voltará à análise dos deputados antes de ir para a sanção presidencial.

A fentermina, medicamento desta mesma classe, foi prescrito para 2,4 milhões de obesos americanos em 2011, correspondendo a 90% das prescrições para o tratamento da obesidade nos Estados Unidos da América.

A ABESO e o Departamento de Obesidade da SBEM reafirmam que a utilização de tais medicamentos, utilizados de forma controlada e em dose adequada, é uma ferramenta importante no tratamento da obesidade e devem ser sempre prescritos associados a melhora na qualidade da alimentação e ao aumento da atividade física.