A dieta ocidental (americanizada ou moderna) é caracterizada por um alto consumo de carboidratos e açucares processados e por gorduras saturadas, que levam a um aumento rápido da glicose e da resistência à insulina, determinando um estado de hiperglicemia crônica.

A hiperglicemia crônica induz um aumento da densidade e da rigidez muscular (aumento da área total de matriz extracelular, da glicação e do conteúdo de colágeno), aumentando o estresse mecânico do exercício.

Assim, o exercício aeróbico passa a ser interpretado pela musculatura como um tipo de treinamento resistido (com carga), inibindo os processos de aumento da capacidade aeróbica, como o aumento da densidade vascular e da proporção de fibras musculares oxidativas.

Estes desfechos são muito piores em pacientes com resistência à insulina, pré-diabetes ou diabetes. Quanto pior o controle do metabolismo da glicose, maior é a desadaptação ao exercício aeróbico.

A mudança da dieta e um adequado controle farmacológico da glicose determinam um retorno ao aumento da capacidade aeróbica. Alguns cuidados devemos ter, como por exemplo evitar o uso da metformina (medicação mais usada para o controle da glicose), que por outros mecanismos pioram o desempenho aeróbico (já feito um post prévio sobre este assunto).

Procure com endocrinologista com ênfase no exercício e no esporte.

Olá! Como vai?
Em que posso te ajudar?